Nossa História

Contando com mais de 30 anos de existência no Jardim Jandaia, periferia e zona de forte carência social da cidade paulista de Ribeirão Preto, o Lar da Criança e Creche “Vinde Meninos”, ao longo de todo este tempo, tem realizado várias atividades para promover a melhora da educação e das condições sociais do seu entorno.

A história da “Vinde Meninos” teve início na década de 1980. Em 1982, a Prefeitura de Ribeirão Preto doou um terreno para que nele fosse realizado, por iniciativa da Igreja Presbiteriana de Ribeirão Preto, um trabalho de assistência social. Neste intuito, em 1984, líderes e membros da igreja fundaram uma Associação filantrópica que, em 1987, constituiu-se pessoa jurídica. Em 1988, com 02 casas lares, 02 salas de aula e o refeitório – espaço compartilhado para as reuniões semanais da novel Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, fruto do trabalho evangelístico da Igreja fundadora, iniciou-se o atendimento de 40 crianças em idade pré-escolar.

Com o tempo, o trabalho cresceu e ao longo de todos estes anos, rendeu diversos frutos. Neste ano de 2018, a Instituição atende gratuitamente, tempo integral, 300 crianças de 1 a 5 anos na educação infantil – creche e pré-escola, mais 65 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, projeto que começou em 2010, e que mantém crianças no ambiente escolar durante o período oposto ao período de aulas, com a oferta de oficinas sócio educativas a crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social.

Também atende em 2018 um total de 40 famílias da comunidade com o “Programa Família”,  projeto de assistência social pelo qual distribui alimentos e oferece cursos gratuitos de capacitação nas áreas de música, informática, panificação, confeitaria e artesanato.

Com 30 anos de história já escrita, o Lar da Criança continua auxiliando a população do bairro Jardim Jandaia e de suas proximidades, por meio da educação de qualidade e da preservação de valores que seus alunos levarão para toda a vida. Por isso, o trabalho da Instituição é de grande importância e continuará se aperfeiçoando cada vez mais, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida de seus alunos e beneficiados por muitos anos.