Comunicado às Famílias

Published on: 29 de abril de 2020

Filled Under: Notícias

Views: 1157

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Estado de São Paulo
Secretaria Municipal da Educação

CARTA ÀS FAMÍLIAS

Ribeirão Preto, 23 de abril de 2020.

Queridas famílias,

Seguindo as orientações das autoridades de saúde, entendemos que a pandemia por COVID-19 permanece e ainda não é seguro voltarmos ao atendimento em nossas escolas. Por isso, prorrogamos a suspensão de aulas presenciais, por enquanto, até o dia 10/05.
Sentimos muito por este necessário distanciamento que estamos vivendo. Estamos muito preocupados com as crianças, como elas estão vivenciando e sentindo este momento.
Sabemos que existem diferentes realidades quanto aos recursos nas famílias, mas o principal recurso para o desenvolvimento das crianças é a interação que estabelecemos com elas. Ressaltamos, ainda, que a casa não substitui a função social da escola. Porém, em meio a toda essa situação, a intenção é que as crianças possam vivenciar, com suas famílias, momentos prazerosos e de qualidade, mesmo que sejam por curtos períodos, para que, assim, consigamos promover o seu desenvolvimento no contexto de suas casas.
Todo o desenvolvimento que acontece na vida da criança passa pelas brincadeiras e pelas interações. A forma como nossos pequenos brincam e se relacionam com adultos e crianças, seja na escola ou em casa, dão a eles a oportunidade para conviver, participar, conhecer-se, explorar sua curiosidade, seus limites e expressar seus sentimentos e habilidades.
Aproveitem esse momento e brinquem com as crianças. Que tal recordar e ensinar a elas as brincadeiras do seu tempo de infância? Lembram-se da Amarelinha, Batata Quente, Telefone Sem fio, Pular Elástico, Morto e Vivo, Caracol, Corrida do Saco? E temos certeza de que vocês conhecem muitas outras! Que legal se puder fazer uma receita gostosa! É muito importante também ler, contar histórias e, principalmente, ouvir as histórias que seus filhos têm para contar.
E aquelas músicas infantis que cantávamos quando pequenos? Seria muito legal ensiná-las às crianças. Elas também já aprenderam várias músicas na escola e poderão lhes ensinar.
É possível, ainda, construir brincadeiras com elas, usando e transformando objetos e materiais variados (sucatas, potes e embalagens vazias, blocos de madeira etc.) em brinquedos: jornal pode virar peteca, tecido pode virar cabana, caixa vira carrinho ou casinha… Os jogos de construção são muito interessantes para o desenvolvimento. O importante é usar a imaginação e incentivar as crianças a criarem suas próprias brincadeiras!
Esse é um momento muito rico e divertido. Conversar com as crianças, saber como elas estão se sentindo com este afastamento da escola, deixar que elas falem de seus medos, da saudade da escola ou da alegria de estarem em casa, do(a) professor(a), dos colegas, enfim, oportunizar diálogos para que elas possam manifestar opiniões, anseios, desejos e suas necessidades. Exercitar o diálogo é muito importante para fortalecer os laços afetivos da família.
A aprendizagem pode acontecer em diferentes momentos da rotina da casa: na hora de escovar os dentes, na hora das refeições, na realização de brincadeiras e jogos, ao guardar os brinquedos esparramados, sempre pensando no desenvolvimento da autonomia dos pequenos.
Também é importante lembrar que a afetividade expressa em pequenos gestos, como um olhar carinhoso, um sorriso, um toque, uma fala gentil faz toda a diferença no desenvolvimento infantil. A ausência dessa afetividade, por outro lado, também afeta a criança. Desse modo, o afeto é muito importante nas relações e deve estar presente nas brincadeiras e experiências das crianças.
Entendemos que muitas dúvidas e angústias estão presentes em nossas casas nesse momento. Por isso, a interação entre a família e a escola é fundamental para que seja possível tirar as dúvidas em torno da educação e cuidado com as crianças, pois esta é a melhor forma de acolhê-los diante de toda a situação em que nos encontramos. Assim, a escola deixará à sua disposição e-mail, endereço, telefone e também oferecerá o endereço virtual da página da rede social (Facebook), para que vocês, pais ou responsáveis, que tiverem oportunidade de acesso, possam obter maiores esclarecimentos e orientações, ajudando-os no dia a dia com as crianças em casa.
Informamos que a partir de 04/05/2020, os professores estarão interagindo de forma virtual com vocês, familiares. Essa interação é importante para manter os vínculos escolares.
Lembrem-se ainda que possuímos um Canal no Youtube “Escolas Municipais de Ribeirão Preto” disponível em https://www.youtube.com/channel/UCWAiyTaNQyKOgZsSqSFbpyg, que vocês poderão acessar, colher ideias e sugestões.
Reafirmamos a necessidade de ensinar às crianças a importância da lavagem cuidadosa das mãos (e não vale ficar com a torneira aberta desperdiçando água!) e a etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar). Essas orientações precisam ser reforçadas e ensinadas às crianças a fim de que se tornem hábitos para toda a vida.
Agradecemos aos familiares pela compreensão e, carinhosamente, nos despedimos. Até breve!

Equipe Técnica da Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Ribeirão Preto – SP

Previous post:
Next Post: